Horizonte / Ceará.
Próximo de completar três anos do fim da operação da Troller no Ceará, o Governo do Ceará está em contato com “dois ou três negócios” com interesse de operar naquele espaço, localizado na cidade de Horizonte (Região Metropolitana de Fortaleza).
A informação foi confirmada pelo prefeito de Horizonte, Nezinho Farias (PSB). O gestor municipal se mostra animado e espera que um acordo possa ser fechado em breve.
“Temos coisas pensadas (para a fábrica da Troller), mas neste momento pedimos reserva porque a Troller é decisão da Ford, que é uma multinacional e as decisões são fechadas por lá. Mas estamos dialogando junto com o Governo do Estado e temos dois ou três negócios para viabilizar e aguardamos por um bom retorno”, afirma.
Nezinho destaca que negociações com outras empresas também avançaram nos últimos meses e outros projetos também devem ser instalados no município, como fábricas para produção de colchões e móveis.
O prefeito diz que o cenário de atração de investimentos para o município volta a ficar positivo após dois anos difíceis.
“A gente passou nos últimos dois anos uma fase difícil por conta da pandemia ainda e ficou um pouco parada essa questão e agora voltamos a ter investimentos na geração de emprego e renda que é o que mais tem sido cobrado pela população, que são oportunidades de emprego.”
Na história do Ceará desde 1995, a marca Troller virou símbolo de sucesso da indústria local ao ser comprada pela Ford em 2007.
No entanto, em 2020, quando a Ford anunciou uma profunda reestruturação na sua presença comercial no Brasil, fechou fábricas e anunciou o encerramento de produção de alguns modelos em solo nacional.
Esse processo atingiu a Troller e a matriz estadunidense estabeleceu o fechamento da fábrica em Horizonte para o último trimestre de 2021.
Iniciativas do setor de alimentos e confecção apresentaram projetos, mas passados quase três anos do fechamento da operação da Troller, a fábrica permanece desocupada.
🗞️ Jornal O Povo